Empresa

Sobre nossa Empresa:

João Metz nasceu no dia 24 de junho de 1878, na Picada Capivara, hoje Município de Lindolfo Collor, que se emancipou de Ivoti. De origem modesta, no ano de 1894, empregou-se na firma de Carlos Korndörfer, de Novo Hamburgo, onde trabalhou durante quatro anos, tornando-se um competente profissional no ramo de ourivesaria e metalúrgica.
 
Em 1899, ano de seu casamento, retirou-se da firma Korndörfer, iniciando no dia 11 de setembro do mesmo ano sua própria empresa, num anexo de sua própria empresa, num anexo de sua própria casa, situada na Rua dos Operários - como era conhecida antigamente a rua Portão, em Estância Velha - bem em frente ao atual prédio da Metalúrgica Metz.
 
Seus primeiros trabalhos consistiam em joias, bombas para mate, material de montaria e chapeação de chicotes. Com esses artigos, dirigia-se para as mais recônditas picadas, onde procurava vendê-los.
 
Quatro anos se passaram neste ritmo. Vendo que seus produtos gozavam de boa aceitação, João Metz decidiu ampliar sua empresa, lançando mão de um empréstimo.
 
Em 1924, fez a segunda construção ao lado do prédio já existente e dotou a sua indústria de todos os elementos necessários para o bom andamento da produção. Foi construído, anos mais tarde, um terceiro prédio, caracterizando a fachada atual.
 
 
Em 1934, participou da Exposição Agro-industrial de São Leopoldo, conquistando medalha de ouro. A normalidade da vida da firma de João Metz não foi quebrada por nenhum acontecimento fora do comum até fins de 1940, quando adoeceu. Em 12 de março de 1941, passou a sua indústria ao filho Arthur Hugo Metz e aos genros, Aloísio Pedro Seger e Bruno Cassel, pois seu estado de saúde não lhe permitia mais continuar na direção da mesma. Nesta ocasião, a firma individual João Metz, passou a denominar-se Metz & Cia, fabricando tesouras e artigos de metal para montaria e outros usos.
 
João Metz faleceu no dia 21 de setembro de 1943, aos 64 anos. No dia 11 de setembro de 1949, Estância Velha, viveu uma grande festa, o cinquentenário da Metz & Cia., ocasião, em que, pela primeira vez, a cidade recebeu a visita de um governador do Estado, Sr.Walter Jobim. Em 20 de agosto de 1951, a sociedade passou do regime de responsabilidade solidária para responsabilidade limitada e a razão social passou de Metz & Cia para Metz & Cia Ltda.
 
Em 1 de julho de 1954, a razão social passou de Metz & Cia Ltda para Metalúrgica Metz Ltda. No dia 23 de julho de 1982, pela primeira vez, passaram a integrar, na constituição societária, pessoas não descendentes do fundador da empresa. Neste dia, o sócio Bruno Cassel, genro do fundador vendeu e transferiu integralmente sua cota para Otto Theophilo Koch, Carlos Arthur Koch e Harry Werno Koch. Completando quase noventa e três anos após a fundação da Metalúrgica por João Metz, no dia 25 de junho de 1992, retira-se da sociedade o último descendente do então fundador da mesma (o neto Vitor Lotário Cassel). Mesmo a empresa não sendo mais constituída por nenhum descendente do fundador, a nova direção decidiu não alterar a razão social, permanecendo até hoje como Metalúrgica Metz Ltda.
 
No dia 11 de Setembro de 1999, foi mais um dia de grandes festividades e homenagens, em que os descendentes remanescentes do fundador, ex-colaboradores, direção e colaboradores atuais, amigos e comunidade estanciense comemoraram os cem anos da Metalúrgica Metz Ltda. Neste dia, na presença dos convidados, foi aberta a mostra Cem Anos de Metalúrgica Metz, na então casa de cultura Lina Erna Cassel, nascida Metz (casa em que morou a filha do fundador). A empresa, atualmente, está voltada para a fabricação de artigos metálicos para a construção civil, mais especificamente para esquadrias de madeira.